Menu
Carrinho 0

Artista Netinho de Tracunhaém - PE

Postado por Manoel Valladao em

Exposição de Arte Sacra em Terracota

ATUALIZANDO: Os produtos estão a disposição em nossa loja! Veja fotos da exposição.

Local: Banco Santander - Ag. Parque do Ibirapuera
De 8 a 10 de Maio no horário da agência (10:00 às 16:00)
Endereço: Av. Brasil, 26
Jardim Paulista
São Paulo-SP
Referência: Cruzamento com a Av. Brg. Luis Antônio

Biografia do Artista

Tracunhaém é uma pequena cidade com uma população de cerca de 15 000 habitantes onde predomina a atividade do artesanato em barro. Distante 72 km de Recife, fica entre as cidades de Carpina( 5 km) e Nazaré da Mata( 6 km).



Netinho – Mariano Manuel de Morais Neto, nasceu em Tracunhaém - PE em 28 de dezembro de 1967. Seus pais: Sebastião Mariano de Morais e Luzinete Fidelis dos Santos já trabalhavam com o barro, o pai na olaria que produzia tijolos para construção civil e sua mãe, que além da dedicação aos afazeres domésticos, produzia em casa pequenas peças utilitárias e de decoração junto com o tio Nequinho de Souza.



A fama do artesanato de Tracunhaém dá a volta ao mundo e atrai o turismo para a pequena cidade. Desde tenra idade Netinho procurou ajudar seus pais no sustento da casa trabalhando a partir dos 8 anos como Guia Turístico, mostrando as casas dos ceramistas mais conhecidos. Aos 13 iniciou os primeiros passos para seguir a tradição da família no trabalho com o barro, quando começou a fazer o acabamento de peças decorativas e utilitárias na Olaria de Domingos Inácio. Neste período até os 16 anos completou os estudos do 2º grau. Aos poucos foi aprendendo a trabalhar na arte do barro e cedo começou a fazer qualquer peça que lhe pediam, fosse um boi, um jarro, um prato, um porquinho, uma galinha d´Angola ou mesmo um cavalo.



Já com um pouco de experiência no ofício de ceramista, certa vez viu Ivaldo “da Dulce” – Ivaldo Nascimento fazendo santos e gostou. O trabalho era realizado no Centro de Produção Artesanal - um imóvel público para uso comunitário dos ceramistas. O santeiro Ivaldo lhe transmitiu os primeiros ensinamentos sobre a arte sacra barroca e deste contato surgiu sua primeira criação, a imagem de Nossa Senhora da Conceição. A partir de então passou a modelar seus próprios santos e foi se destacando entre os ceramistas da nova geração. Sempre observando os trabalhos de outros santeiros, teve também a orientação do ceramista santeiro Aldo Oliveira. A arte sacra barroca em cerâmica de Netinho vem evoluindo sempre e se consagra na criação de suas peças que demonstram o esmero e paixão de um artista que exalta o belo em cada escultura.



Atualmente com 42 anos, Netinho de Tracunhaém está casado em segundas núpcias com Janeclea Maria de Lima Silva com quem tem uma filha – Camilly Heloisy (2005). Do primeiro matrimônio com Josiane Maria Barbosa (falecida) tem quatro filhos: Jonas Mariano (1989), Thiago Felipe (1990), Guilherme (1992) e Mariana (1995). A tradição da família neste ofício certamente virá pelas mãos do filho Guilherme, que desde cedo demonstrou o gosto pela arte do barro e já criou suas próprias esculturas.



Netinho é do tipo franzino, de pequena estatura 1,60m, temperamento afável e educado, sempre pronto a ajudar e entender os colegas de profissão, harmonizando interesses e incentivando amizades. Com a curiosidade própria de um artista ele cria sua peças com identidade própria, se destacando com características específicas que as tornam únicas e de fácil reconhecimento da sua autoria. A arte barroca surge em suas imagens com a delicadeza da espessura delgada do barro que transborda num panejamento leve com pregueado abundante e voltas volumosas, transmitindo a idéia de suavidade esvoaçante e de movimento. Os rostos têm semblantes delineados de forma simples e as mãos impressionam pela fragilidade e pela delicadeza do gestual, destacando a elegância e a suavidade, uma beleza que enriquece a postura e a expressão que a imagem representa. A arte barroca de Netinho envolve e silencia pelo impacto de sua beleza, ao mesmo tempo simples nos traços e requintada nos movimentos. Suas peças estão espalhadas em coleções particulares pelo Brasil e seus principais clientes lojistas estão localizados em São Paulo-SP e no Rio de Janeiro - RJ. No exterior existem peças na França, Itália, Estados Unidos e Japão.

Principais imagens esculpidas: Santo Antonio, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora com o Menino Jesus, São Francisco e Sant´Ana Mestra.

Participação em feiras de artesanato:

2002 - Usina do Gasômetro  - Porto Alegre – RS

2005 - PUC – Pontifícia Universidade Católica – Porto Alegre-RS

2006 – VII FENNEART – Salão dos Mestres

2007 -  EXPO MINAS

2008 - Amostra do Artesanato do Nordeste, representando o Estado de Pernambuco e a cidade de Tracunhaém – Anhembi - São Paulo- SP



Compartilhe esta postagem



← Postagem anterior Postagem seguinte →


32 comentários

  • Pode mandar valores no atacado, compras em quantidade,estarei aí em Agosto

    Leonardo Paiva Sobreira em
  • Boa noite!
    Como faço para adquirir uma peça?
    Obrigada
    Kristine

    Kristine em
  • Boa noite amei esse trabalho muito lindo
    Gostaria de saber se faz encomenda min responda mais rápido obg

    Adjerson em
  • Adorei suas peças, gostaria de saber o preço e como devo proceder para conceguir comprar
    agradece Fátima

    Fátima Demes em
  • Gostaia de saber o endereço do Netingo para contato sobre trabalhos.

    Wilton Pinheiro em

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Atendimento via
WhatsApp. Horário:
Segunda à Sexta:
10:00 às 19:00 hrs
Sábado:
10:00 às 16:00 hrs

(11) 97711-2127