Blog da TerraCotta

Artista Netinho de Tracunhaém - PE

Exposição de Arte Sacra em Terracota

ATUALIZANDO: Os produtos estão a disposição em nossa loja! Veja fotos da exposição.

Local: Banco Santander - Ag. Parque do Ibirapuera
De 8 a 10 de Maio no horário da agência (10:00 às 16:00)
Endereço: Av. Brasil, 26
Jardim Paulista
São Paulo-SP
Referência: Cruzamento com a Av. Brg. Luis Antônio

Biografia do Artista

Tracunhaém é uma pequena cidade com uma população de cerca de 15 000 habitantes onde predomina a atividade do artesanato em barro. Distante 72 km de Recife, fica entre as cidades de Carpina( 5 km) e Nazaré da Mata( 6 km).



Netinho – Mariano Manuel de Morais Neto, nasceu em Tracunhaém - PE em 28 de dezembro de 1967. Seus pais: Sebastião Mariano de Morais e Luzinete Fidelis dos Santos já trabalhavam com o barro, o pai na olaria que produzia tijolos para construção civil e sua mãe, que além da dedicação aos afazeres domésticos, produzia em casa pequenas peças utilitárias e de decoração junto com o tio Nequinho de Souza.



A fama do artesanato de Tracunhaém dá a volta ao mundo e atrai o turismo para a pequena cidade. Desde tenra idade Netinho procurou ajudar seus pais no sustento da casa trabalhando a partir dos 8 anos como Guia Turístico, mostrando as casas dos ceramistas mais conhecidos. Aos 13 iniciou os primeiros passos para seguir a tradição da família no trabalho com o barro, quando começou a fazer o acabamento de peças decorativas e utilitárias na Olaria de Domingos Inácio. Neste período até os 16 anos completou os estudos do 2º grau. Aos poucos foi aprendendo a trabalhar na arte do barro e cedo começou a fazer qualquer peça que lhe pediam, fosse um boi, um jarro, um prato, um porquinho, uma galinha d´Angola ou mesmo um cavalo.



Já com um pouco de experiência no ofício de ceramista, certa vez viu Ivaldo “da Dulce” – Ivaldo Nascimento fazendo santos e gostou. O trabalho era realizado no Centro de Produção Artesanal - um imóvel público para uso comunitário dos ceramistas. O santeiro Ivaldo lhe transmitiu os primeiros ensinamentos sobre a arte sacra barroca e deste contato surgiu sua primeira criação, a imagem de Nossa Senhora da Conceição. A partir de então passou a modelar seus próprios santos e foi se destacando entre os ceramistas da nova geração. Sempre observando os trabalhos de outros santeiros, teve também a orientação do ceramista santeiro Aldo Oliveira. A arte sacra barroca em cerâmica de Netinho vem evoluindo sempre e se consagra na criação de suas peças que demonstram o esmero e paixão de um artista que exalta o belo em cada escultura.



Atualmente com 42 anos, Netinho de Tracunhaém está casado em segundas núpcias com Janeclea Maria de Lima Silva com quem tem uma filha – Camilly Heloisy (2005). Do primeiro matrimônio com Josiane Maria Barbosa (falecida) tem quatro filhos: Jonas Mariano (1989), Thiago Felipe (1990), Guilherme (1992) e Mariana (1995). A tradição da família neste ofício certamente virá pelas mãos do filho Guilherme, que desde cedo demonstrou o gosto pela arte do barro e já criou suas próprias esculturas.



Netinho é do tipo franzino, de pequena estatura 1,60m, temperamento afável e educado, sempre pronto a ajudar e entender os colegas de profissão, harmonizando interesses e incentivando amizades. Com a curiosidade própria de um artista ele cria sua peças com identidade própria, se destacando com características específicas que as tornam únicas e de fácil reconhecimento da sua autoria. A arte barroca surge em suas imagens com a delicadeza da espessura delgada do barro que transborda num panejamento leve com pregueado abundante e voltas volumosas, transmitindo a idéia de suavidade esvoaçante e de movimento. Os rostos têm semblantes delineados de forma simples e as mãos impressionam pela fragilidade e pela delicadeza do gestual, destacando a elegância e a suavidade, uma beleza que enriquece a postura e a expressão que a imagem representa. A arte barroca de Netinho envolve e silencia pelo impacto de sua beleza, ao mesmo tempo simples nos traços e requintada nos movimentos. Suas peças estão espalhadas em coleções particulares pelo Brasil e seus principais clientes lojistas estão localizados em São Paulo-SP e no Rio de Janeiro - RJ. No exterior existem peças na França, Itália, Estados Unidos e Japão.

Principais imagens esculpidas: Santo Antonio, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora com o Menino Jesus, São Francisco e Sant´Ana Mestra.

Participação em feiras de artesanato:

2002 - Usina do Gasômetro  - Porto Alegre – RS

2005 - PUC – Pontifícia Universidade Católica – Porto Alegre-RS

2006 – VII FENNEART – Salão dos Mestres

2007 -  EXPO MINAS

2008 - Amostra do Artesanato do Nordeste, representando o Estado de Pernambuco e a cidade de Tracunhaém – Anhembi - São Paulo- SP


Comentários

  • Boa noite, como faco para adquirir uma obra exposta no banco Santander, mais precisamente a segunda da foto.

    Postado por raquel camara em 20/11/2013
  • Olá tudo bem muito lindo seu trabalho parabens.

    Postado por José Carlos Martins Da Silva em 17/11/2013
  • Sou do interior da Bahia e gostaria de saber preços de imagens,gostaria de saber se tem preço diferenciado para logista.
    Também gostaria de ter o número de telefone de vocês.
    Att
    Lúcia

    Postado por Lúcia Carvalho em 17/10/2013
  • Tenho por volta de 20 peças deste excepcional artista, pelas quais tenho grande apreço.Netinho é espetacular!

    Postado por TIÃO FERNANDES em 19/08/2013
  • Onde vc fica em Tracunhanhém? Qual o valor da imagem de nossa senhora de fatima comm1 metro em barro? Pode mandar uma foto? 81.91135723

    Postado por Juliana santos em 20/06/2013
  • gostaria de adquirir uma obra sua.

    Postado por CLEBIO BORGES em 19/06/2013
  • Gostaria de adquirir algumas obras,como fazer?

    Postado por Eliane Matos em 09/06/2013
  • gosto muito do programa direção espiritual.padre Fábio de melo diz palavras que comforta o nosso coração.

    Postado por josiane em 05/06/2013
  • boa tarde
    Gostaria de saber se recebem encomenda da escultura com duas nossas senhoras e menino jesus que aparecem noinicio do site e qual o valor?
    grato

    Postado por julio cesar dal monte em 16/01/2013
  • Gostaria de adquirir uma peça sua. Como faço?

    Postado por mirreli em 17/12/2012
  • parabéns voces são de mais.

    Postado por Andre Louredo em 06/11/2012
  • Sou professora em uma escola de Camaragibe e junto com meus alunos estamos desenvolvendo um pojeto sobre artesões de Tracunhaém.
    Gostaria de saber se vc recebe um grupo de seis alunos para uma entrvista.
    Caso vc concorde,envie o local em que será a entrevista.
    Estaremos em Tracunhaém no dia 29 de setembro de 2012.
    OBS são alunos da educação de jovens e adulto

    Postado por Ana Paula em 15/09/2012
  • olá admiro muito seus trabalhos e gostaria de saber quanto poderia ficar um são francisco de um metro estilo barroco se vcs pudesse manda a foto pra que eu ver agradecia e tambem seu telefone gostaria tambem de saber o telefone de aldo oliveira muito grato alexandre

    Postado por alexandre rodrigues em 13/07/2012
  • Adoro arte em barro,em especial arte sacra.Parabéns por suas obras.Gostaria de ver mais e adquirir algumas.

    Postado por Giselda Chaves Diniz em 21/05/2012
  • A arte sagra apresentada é simplesmente maravilhosa, obrigada por me enviar tamanha maravilha.

    Postado por maria cristina em 11/05/2012
  • Olá Jorge. Entrarei em contato pelo email para tratarmos os detalhes. Obrigado!

    Postado por Manoel em 10/05/2012
  • gostaria de saber qual o preço da imagem de nossa senhora de fatima com 80 cm de altura e frete para bahia e como faço para revender os produtos desta empresa como terços imagens etc aguardo seu retorno

    Postado por JORGE ROBERTO SANTOS em 09/05/2012
  • Recebemos sim. Estarei te contactando por email. Obrigado!

    Postado por Manoel em 08/05/2012
  • gostaria de saber se recebe encomendas de imagens.parabens pela arte!

    Postado por rita em 08/05/2012

Comentários

Deixe um comentário

Comentário tem que ser aprovado antes de aparecer



RSS FeedPostagens Recentes

Redes Sociais

Possuímos vários canais de comunicação e formas dos clientes avaliarem nossos serviços. Compartilhe suas dúvidas, sugestões, dicas e opiniões com a comunidade de amigos.

Siga nossos Tweets