Sinal da Cruz

Sinal da Cruz

 

O Sinal da Cruz deve ser executado antes e ao final de nossas orações, bem como sempre que o cristão quiser invocar sobre si a proteção de Deus. O movimento desenha uma cruz com as pontas dos dedos sobre o corpo.

A mão, quando aberta simboliza as cinco chagas de Cristo. Em outra forma, os dedos polegar, indicador e médio se juntam, com os dedos restantes fechando na mão, simbolizando a Santíssima Trindade.

Primeiro tocamos a testa, dizendo "Em nome do Pai".
Depois abaixo do peito tocamos dizendo "Em nome do Filho".
Depois o ombro esquerdo dizendo "e do Espírito"
Finalizando no ombro direito dizendo "Santo. Amém".

Já a Oração do Sinal da Cruz deve ser rezada sempre ao acordarmos. Ela nos traz a proteção de Deus Pai durante todo o dia, pelos méritos de Vosso Filho Jesus Cristo. Essa é a proteção de Deus ante todo o mal que possa nos acometer durante o dia.

A Oração do Sinal da Cruz também deve ser executada sempre antes da oração do Terço, bem como antes de ler e meditar as Sagradas Escrituras (Bíblia Sagrada).

Oramos conforme abaixo e, em cada símbolo de Cruz, com as mãos desenhamos uma pequena Cruz, seguindo o mesmo movimento do Sinal da Cruz. No primeiro símbolo, o desenho é na testa, no segundo na boca e no terceiro, no meio do peito. Por último fazemos o Sinal da Cruz.


Pelo sinal ✟ da Santa Cruz,
livrai-nos Deus, Nosso Senhor,
dos nossos ✟ inimigos.

Em nome do Pai,
e do Filho, ✟
e do Espírito Santo.
Amém

 

A cruz desenhada sobre a teste pede a Deus a proteção de nossa mente. Sobre a boca pedimos para que ela seja usada para louvar a Deus e fazer o bem. A terceira sobre o coração, para que nele não recaiam maus sentimentos:

 

"Um coração doce como o de Maria e manso e humilde como o de Jesus."

 

É tradicional também a versão dessa oração em latim:

 

Signum Crucis
Per signum crucis,
de inimicis nostris
libera-nos Deus noster.

In nonime Patris
et Fílii
et Spitiui Sancto.
Amen

 


Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.