Nossa Senhora de Fátima

Nossa Senhora de Fátima, ou Nossa Senhora do Rosário de Fátima, é uma das mais populares aparições e devoções de Nossa Senhora. Seu santuário mariano, na cidade de Fátima em Portugal é um dos mais visitados do mundo. No ano de 1917 ela foi vista por três humildes pastorinhos: Lúcia, Jacinto e Francisca.

Sua mensagem está a serviço da Boa Nova e nos convida à vivência do Evangelho. O que a Virgem Maria nos trouxe, foi um pedido de oração do Santo Rosário:

“Rezai o Terço todos os dias. Rezai, rezai muito! E fazei sacrifícios pelos pecadores, que vão muitas almas para o Inferno, por não haver quem se sacrifique e peça por elas. Quando rezardes o Terço, dizei depois de cada mistério: Ó meu bom Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do Inferno. Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.”

 

A História de Nossa Senhora de Fátima

13 de maio de 1917, Cova da Iria, uma vila na freguesia de Fátima, região central de Portugal. Três crianças estão brincando, enquanto alimentam um pequeno rebanho. Nessas terras, pertencentes ao pai de uma delas, Lucia de Jesus Santos, inicia a história da Virgem de Fátima.

Na ocasião Lucia tinha apenas 10 anos de idade, enquanto seus primos que a acompanhavam, Francisco, 9 anos, sua irmã, Jacinta, 7 anos. Ao meio dia, depois de terem rezado o terço, como de costume, viram dois fenômenos luminosos: dois flashes. Logo depois uma misteriosa Senhora brilhante, com um terço na mão.

Esta foi a primeira, das seis aparições, que os três pequenos pastores teriam então mensalmente, até o mês de outubro, sempre no dia 13, exceto no mês de agosto. Lucia podia ver e conversava com Nossa Senhora de Fátima. Francisco só conseguia ver, porém sem escutar. Jacinta podia ver e ouvir, no entanto não falou com Nossa Senhora.

Quando Nossa Senhora de Fátima apareceu aos três, eles descreveram assim a visão:

"Parece ter uns 18 anos a Senhora, rodeada de claridade fulgurante, seu vestido era de uma alvura puríssima, assim como o manto ornado de ouro, que lhe cobria a cabeça e grande parte do corpo. O rosto sobrenatural e divino, estava sereno e grave, com uma sombra de tristeza. Em suas mãos, uma cruz de ouro com um terço em contas que pareciam pérolas, e de seu corpo, especialmente do rosto irradiavam feixes de luz, incomparavelmente superior a qualquer beleza humana."

No início as crianças se assuntaram, mas Nossa Senhora de Fátima as tranquilizou: Não tenhais medo! Disse que Ela era do Céu; disse para rezarem o terço todos os dias, para alcançarem a paz, e o fim da guerra.

Fátima e os Pastorinhos 

 

Outras Aparições de Nossa Senhora de Fátima

Inicialmente, ninguém acreditou naquelas crianças: elas sofreram grandes perseguições, mesmo por parte do poder público. Chegaram a ser presas, mas nunca negaram as aparições.

Na segunda aparição, poucas pessoas estavam presentes na tentativa de ver algo. Nossa Senhora insiste na oração do terço. Ela também revelou, que Francisco e Jacinta morreriam cedo, e que Lúcia sobreviveria, para dar testemunho.

Na terceira aparição, no dia 13 de julho, a Virgem revelou a Lúcia o segredo de Fátima. As crianças só voltariam a ver Fátima no dia 13 de setembro.

Após a terceira aparição, pessoas começaram a acreditar. Cada vez mais se aglomeravam, chegando por volta de trinta mil na última aparição. Na última aparição, em dia 13 de outubro, diante de milhares de pessoas, aconteceu o “Milagre do sol”, conforme descrito abaixo.

Francisco e Jacinta, contraíram pouco tempo depois a gripe espanhola. Faleceram em 1919 e 1920, respectivamente. Lúcia, entrou no convento das Irmãs Doroteias, na Espanha. Em dia 13 de outubro de 1930, o Bispo de Leiria proclamou as aparições de Fátima verídicas.

 

Os Segredos de Nossa Senhora de Fátima

Irmã Lúcia escreveu o segredo de Fátima 18 anos depois das aparições. Escreveu inicialmente o primeiro e segundo segredo, publicado em 1941. Dizia sobre a terceira parte, que o céu ainda não lhe permitia revelar.

A primeira parte do segredo é uma visão do inferno. Nossa Senhora falou de uma guerra que “iniciará durante o pontificado de Pio XI”: teria sido, portanto, a Segunda Guerra Mundial.

A segunda parte do segredo é sobre a devoção ao Imaculado Coração. Dizia:

“Você viu o inferno para onde vão as almas dos pobres pecadores. Para salvá-las, Deus quer estabelecer no mundo a devoção ao meu Imaculado Coração.”

Também dizia:

“Jesus quer servir-Se de ti para me fazer conhecer e amar. Ele quer estabelecer no mundo a devoção ao Meu Imaculado Coração. A quem a aceita, prometer-lhe-ei a salvação e estas almas serão amadas de Deus, como flores colocadas por Mim para enfeitar o Seu Trono.”

Em 1944 Irmã Lúcia, Irmã Lúcia transcreveu o terceiro segredo. Ele foi colocado em um envelope que deveria ter ficado fechado até 1960. O segredo perdurou, no entanto, até o ano 2000.

Por virtude de uma tentativa de assassinato, sofrida pelo Papa São João Paulo II, esse solicitou o envelope e tomou conhecimento do seu conteúdo, percebendo a ligação que ele teria com seu atentado. Dessa forma, ele decidiu publicar o segredo.

 

Milagres atribuídos Nossa Senhora de Fátima

Milagre do Sol

Na sexta aparição, Nossa Senhora de Fátima disse a Lucia que, naquele local, com o dinheiro das doações, deveria ser construída uma capela, com o nome Capela de Nossa Senhora do Rosário. Teria ocorrido, portanto o Milagre dos Sol, no dia 13 de outubro de 1917, data da última aparição. Na ocasião cerca de 70 mil pessoas, incluindo jornalistas entre outros especialistas, que haviam ido a Fátima por ocasião das visões, estavam presentes.

Após uma chuva torrencial, as nuvens dissiparam-se no firmamento e o Sol apareceu como um disco opaco, girando no céu. Algumas pessoas afirmaram que não se tratava do Sol, mas sim de um disco em proporções solares, semelhante à Lua. Disseram que o disco teria se movido num padrão de ziguezagues. O evento foi visto em até quarenta quilômetros de distância do local original das aparições.

Muitos pediram pelo perdão de Deus. Relataram que a terra, as roupas, previamente molhadas, ficaram completamente secas. O milagre durou cerca de dez minutos. Também foi relatado curas espirituais de paralíticos, cegos, entre outras doenças, tendo havido testemunhos de médicos.

Esse acontecimento foi oficializado milagre pela Igreja Católica em 13 de outubro de 1930.

A sobrevivência da tentativa de atentado do Papa São João Paulo II também é atribuída como milagre de Fátima. No dia 13 de maio de 1980, o Papa São João Paulo II foi baleado na Praça de São Pedro. O atentado ao Papa foi a “queima roupa”, uma das balas atingiu o seu abdome, e por milagre de Nossa Senhora ele não morreu. Ele disse:

“Uma mão puxou o gatilho, mas outra Mão dirigiu a bala.”

O Papa se referia à proteção que Nossa Senhora de Fátima lhe dera e no mesmo dia, do ano seguinte, o Papa foi até Fátima, levando a bala que o tinha atingido. A bala foi colocada na Coroa de Nossa Senhora, confeccionada para agradecer a Virgem de Fátima, por ter livrado Portugal da Segunda Guerra Mundial.

Providencialmente, havia um orifício bem na frente da Coroa, onde a bala que se ajustou perfeitamente para enorme surpresa de todos.

 

O Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima em Portugal

O Santuário de Nossa Senhora de Fátima é um dos mais importantes santuários marianos do mundo, destino internacional de turismo católico, recebendo cerca de seis milhões de visitantes por ano. É denominado pela Igreja Católica como Santuário Nacional, distinguido com três rosas de ouro papais.

Sua construção iniciou em 1919, pela construção da Capelinha das Aparições.

Conta hoje com a Basílica de Nossa Senhora do Rosário e a Basílica da Santíssima Trindade. Conta também com o Recinto de Oração, casas de retiros de Nossa Senhora do Carmo e de Nossa Senhora das Dores, uma Via Sacra nos Valinhos e o Centro Pastoral Paulo VI.

 Santuário de Nossa Senhora de Fátima

 

O Dia de Nossa Senhora de Fátima

Sua data é comemorada em 13 de maio, dia de sua primeira aparição.

 

Outras frases marcantes de Nossa Senhora de Fátima

 

“Não ofendam mais a Deus Nosso Senhor, que já está muito ofendido.”

 

“O Meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus.”

 

“O Meu coração cercado de espinhos que os homens ingratos me cravam, com blasfêmias e ingratidões”

 

Orações e Novenas Sobre Nossa Senhora de Fátima

 

Novena de Nossa Senhora de Fátima

Oração de Nossa Senhora de Fátima


Novidades por E-mail